Avançar para o conteúdo principal

Que tipos de sindrome existem?

Falar de sindrome do intestino irritável não é a mesma coisa que falar de uma outra sindrome qualquer...
Esta problemática além de ser complexa e divergente de pessoa para pessoa, pode ter diferentes manifestações...
Estudo revelam que existem 3 géneros de sindrome do intestino irritável, nestes 3 podem existir sintomas comuns entre todos e outros que não se manifestam num e manifestam-se noutro.
Portanto, vamos agora fazer a distinção entre as 3 variantes da sii (sindrome do intestino irritável).
 Sindrome diarreica
Esta sindrome tem como caracteristica principal a mobilidade acelarada do trânsito intestinal, associada a varios alimentos que o intestino deixa de ter capacidade para processar e assimilar, o trânsito intestinal pode ser muito agressivo e rápido.

▪Sintomas:
- diarreias /descargas intestinais repentinas e sem causa associada;
-necessidade urgente em evacuar;
- suores;
- arrepios;
- náuseas;
- cólicas e espasmos abdominais;
- perda de forças temporária;
-insónias;
- agravamento dos quadros de ansiedade (por medo de ter uma crise em público)
- intolerância a alimentos ácidos e doces;
Sindrome constipada
Aqui verificam-se o oposto da anterior, a pessoa pode passar até 7 ou mais dias sem conseguir ir ao wc, a mobilidade intestinal fica tão lenta que por vezes, no desespero o indivíduo quer recorrer a laxantes para conseguir evacuar.

▪Sintomas
- prisão de ventre;
- ter vontade de ir ao wc e não conseguir evacuar;
- barriga inchada e com muitos gases;
- cólicas e espasmos;
- dores de cabeça;
-insónias;
- mau estar geral;
- fissuras anais;
-hérnias;
- Ansiedade e/ou depressão

 Sindrome Mista
É uma junção dos sintomas anteriores, onde se verificam períodos em que o indivíduo passa por crises diarreicas e logo depois passa por períodos prisão de ventre agressiva.
Em cada uma das síndromes o diagnóstico tem que passar pela colonoscopia exames gerais e análise alimentar...

Nunca ninguém deve dizer que tem sii sem passar por um parecer médico...
• Outro aspeto, as colonoscopias para diagnóstico sii têm sempre como resultado intestino limpo e sem nenhuma alteração. (Na sii NÃO EXISTE SANGUE NAS FEZES)
O tratamento passa por:
- Alteração e melhoria da ALIMENTAÇÃO;
- Início da prática de atividades físicas;
- Ansioliticos e antidepressivos (quando necessário);
- Calmantes/relaxantes;
- Utilização de anti-espasmicos;
- Pré e probióticos;
- Carvão vegetal ativado;
- L-glutamina;
- Multivitaminicos;
Mas acima de tudo parte do equilibrio do intestino passa pelo nosso equilibrio mental e espiritual.
Trata do teu corpo, mas cuida também da tua mente e espírito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como resolvi a SII (de VEZ)

 Prometido é devido... Vou dizer-vos então como resolvi a sii de vez. Ontem, re-postei uma publicação de 2012 onde demonstrava os primeiros passos para melhorar a minha sii, entre eles um dos mais eficazes foi fazer um diário alimentar para identificar os alimentos aos quais estava intolerante, pois acabamos por conseguir criar um padrão entre a ingestão do alimento e as crises de diarreias... Depois disso, eliminar esses alimentos foi parte do tratamento, que incluiu obviamente, controlar o stress e ansiedade, fazer exercicio fisico e alimentar-me bem, e no meu caso a suplementação também fez parte... Agora, se em 2012 eu soubesse o que sei hoje, certamente as minhas melhorias tinham sido bem mais rápidas, isso é certinho. É por isso que resolvi ressuscitar o blogue e conversar um pouco sobre o assunto, para que outras pessoas que eventualmente estejam a passar pelo mesmo possam recuperar com muito mais rapidez.... Ponto n.º1) A maioria dos médicos não está preparado para tratar d...

Recuperar uma postagem de 2012 "O que fiz para controlar a SII"

  Resolvi recuperar uma publicação que havia feito em 2012 a divulgar o que tinha feito para "controlar" a minha sii... Pois bem... O descrito ajudou-me imenso a controlar muitos efeitos da sii, mas não a resolveu a 100% (isso vou contar-vos numa publicação especial) Mas antes disso, gostaria que relembrassem esta publicação . ↴ Publicação de 2012 ⇓ Ora então vamos lá... Depois de tantos e tantos pedidos para saber o que como e não como e como controlei a malfadada SII, resolvi escrever o que devemos comer ou não comer para quem  tem SII-diarreica... Bem  mas atenção , vou descrever o meu caso, de certeza que tenho alimentos que como e não me fazem mal mas que algumas pessoas daqui nem sequer podem chegar perto porque têm logo que correr para o WC.... :-) Antes de tudo comecei por  fazer  um diário registando todos os alimentos que comia, à hora que comia e a que horas ia ao wc e se era normal ou com crise .... Parece que não, mas foi com o diário que consegui d...

A alimentação e a síndrome do intestino irritável

Muitos me perguntam se isto faz mal, se aquilo pode, se podem comer assim ou assado... Ora bem, esclarecendo novamente: ● A síndrome  é uma patologia que não se conhece a causa nem a cura; ●Só  se podem tratar os sintomas; ●O que o meu intestino aceita o seu pode não aceitar; porquê? -----Simples, porque os organismos são todos diferentes as intolerâncias alimentares são diferentes e possuem graus de tolerância /intolerância diferentes; ●Eu consegui equilibrar o meu organismo, mas o processo é muito lento, tal como tudo que vale a pena na vida, não existe nenhuma pilula mágica para tratar os problemas; ●Na fase inicial do meu processo de equilíbrio, só comia cozidos e grelhados, arroz, batatas, nada de verduras, quase nenhuma fruta, não tomava cafés nem chás esquesitos (só camomila e cidreira), não tomava leite nem derivados nem nadica de nada de lácteos; ●Fiquei nesse processo praticamente 1ano e meio, onde registava tudo que comia e verificava ocorrência de ...