Avançar para o conteúdo principal

SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Quem leu ou segue o blogue, sabe que além da adição ao açúcar que tenho síndrome do intestino irritável (sii).

Ora como me têm enviado algumas questões sobre como ultrapassei a síndrome e como vivo com a mesma…

Resolvi então fazer uma descrição sobre esta situação…

Ponto n.º 1: Não ultrapassei a síndrome, apenas consegui entender o meu organismo e comecei a controlá-lo…
Houve uma fase muito complicada, em que deixei de comer diversos alimentos, muitos deles vocês ao verem a lista, ficarão admirados pois são alimentos considerados por qualquer nutricionista de saudável, mas que no meu organismo eram autênticos venenos…
Descobri que tinha a sii, à cerca de 7anos. Mas já vinha tendo sintomas 3anos antes…
Até consultar o 3.º gastro, nunca me tinham diagnosticado com sii…
Os meus Sintomas:
- Tinha diarreias repentinas (tinha urgência imediata de correr para o Wc, ou ia ou saía, não dava para controlar sequer);
- Calafrios;
- Tremores;
- Perdia as forças;
- Dor frequente do lado esquerdo da barriga (logo abaixo da linha do umbigo), uma espécie de cão a morder (como eu descrevia)


Atenção: Na SII, não existe grande perda de peso, nem sangue nas fezes, caso isso aconteça devem procurar mais especialistas pois o diagnóstico certamente será outro.   
- Perante os meus sintomas ia ao médico e frequentemente me receitavam medicação para gastroenterite, intoxicação alimentar…O que só piorava os sintomas…
Ao primeiro especialista que fui, mandou-me fazer uma colonoscopia, cujo resultado foi sem qualquer problema, ao que este me respondeu que andava a comer comidas estragadas e então tinha diarreias…
Hahahaha apetecia-me espancar este médico…
Fui a outro médico que simplesmente não fez praticamente nada, bem pelo menos fez o diagnóstico correto:
- Você tem síndrome do intestino irritável.
- Ok, dr. e como trato isso?!!!
- Menina não trata, viva com isso…
- Há?? Não pode ser, tem que haver forma de curar isto, pensei eu…
·         Foi então que comecei a pesquisar e a estudar bastante sobre a sii e comecei a aprender que  diversos alimentos poderiam ativar as crises…
Mas até aqui, não conseguia descobrir quais os alimentos que me faziam mal, e onde estava o meu problema.
·         Entretanto fui a outro Gastro, o 3.º e o que me ajudou a controlar a sii.
Mandou me fazer centenas de exames, fez diagnostico de sii, mas também me mandou fazer exame da intolerância à lactose, ao glúten, tiróide, etc, etc…

Ø  Primeiro passo:
- Controlar sintomas:
            Como?
·         Ansiedade principal activador das crises (fiz medicação para controlar a ansiedade, de forma a reduzir os movimentos peristálticos do intestino)

Ø  Segundo passo:
- Identificar os alimentos que o intestino não consegue digerir:
·         Intolerância à lactose (teste= 100% intolerante) – O simples facto de deixar o leite reduziu a incidência das crises em mais de 50%;
·         Comecei a fazer um diário alimentar com todos os alimentos que comia, a que horas e em que momentos tinha crises e a que horas, desta forma comecei a identificar os alimentos que o meu intestino não aceitava.
·         Deixei de comer:
- leite e derivados;
- tomate;
- alface;
- feijões e leguminosas em geral;
- beringela;
- courgette;
- couves;
- enchidos;
- Qualquer alimento processado (bolachas, doces, bolos, chocolates…);

·         A minha sii começou a dar sinais de melhorias assim como deixei de ter manchas na cara que me apareciam de repente, e que  depois acabei por descobrir que seria devido a alergia a alguns aditivos (corantes);
·         Passei a consumir diariamente probióticos (o que me ajudou imenso no controlo dos sintomas associados à sii, como flatulência, inchaço abdominal, cólicas);
·         Continuei a tomar ansiolítico por cerca de 3anos…

Quando engravidei pela 1.ªvez , verifiquei que podia comer quase tudo que nada me fazia mal…
Como já andava à cerca de 3 anos sem comer aquelas coisas gulosas abusei, abusei tanto que engordei 20kg na gravidez… Comia de tudo um pouco e nada me fazia crises… Foi ótimo J
Depois de ter a minha pipoca, tive uma luta gigante para perder os kg ganhos mas após um ano já estava em forma. Dediquei me bastante a fazer exercício, e conjugando com cansaço de cuidar de um bebe o peso foi-se, ainda bem…
Mas infelizmente, com todo o cansaço, chegou a compulsão alimentar associada à depressão pós parto (só diagnosticada numa fase tardia)…
Foi uma fase muito muito complicada…
Mas graças a DEUS, com ajuda e claro a nossa força de vontade conseguimos ultrapassar estes problemas…
Inicialmente fiz psiquiatria com medicação apropriada para controlar a compulsão e para me regularizar os padrões de sono, já que literalmente eu passava as noites acordada…
Numa fase posterior em que já me sentia mais equilibrada, quis deixar as medicações e passei então a fazer psicoterapia e hipnose, continuei a fazer a medicação e o desmame gradual… Deixei a medicação e mantive a terapia…
Entretanto engravidei novamente, com algumas crises pelo meio, mas confesso a terapia ajudou imenso…
Fiz hipnose até uma semana antes de ir ter o meu bebe, acho que isso ajudou imenso para controlar a ansiedade e me ajudar a encarar esta segunda gravidez com calma e serenidade.
Passei a olhar para os alimentos como algo que serve para me nutrir e não algo que serve para me compensar, não compensa o cansaço, não compensa a ansiedade, não compensa a tristeza, não compensa a solidão, não compensa os nervos…
Aprendi a identificar os meus gatilhos e a fugir deles…

          - Voltando à Síndrome, neste processo todo de compulsão, voltei a ter algumas crises de diarreias e dores, pelo que tive que me obrigar a deixar de comer certos alimentos, principalmente os processados, açucarados…
Actualmente consigo comer praticamente de tudo, desde que não abuse, à excepção do leite.
Só como exemplo:
O tomate, que não podia comer mesmo, pois em menos de 30minutos estava a ter uma descarga e o gajo saia tal como entrava; só actualmente passados 7 anos é que voltei a comer de forma reduzida e nunca diariamente (pequenas doses em dias separados) e o meu intestino já aceita a ingestão do tomate.

Assim sendo:
Para quem pergunta se nunca mais vai poder comer isto ao aquilo…?
- Dependendo do vosso organismo, da vossa dieta, controlo do stress e ansiedade, os alimentos que actualmente vos fazem mal, um dia mais tarde podem conseguir aceitar novamente determinado alimento.
A síndrome do intestino irritável é uma patologia que não tem cura, mas é possível de ser controlada.

Têm sintomas praticamente iguais à doença de crohn (daí a importância de consultarem um especialista e fazerem sempre a colonoscopia).




Comentários

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola.
      Obrigada pela sua mensagem.Sim de facto a sii é uma verdadeira dor de cabeça...Mas com serenidade e calma vamos conseguir dominar os sintomas.
      Quanto ao kefir de água fiquei curiosa.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como resolvi a SII (de VEZ)

 Prometido é devido... Vou dizer-vos então como resolvi a sii de vez. Ontem, re-postei uma publicação de 2012 onde demonstrava os primeiros passos para melhorar a minha sii, entre eles um dos mais eficazes foi fazer um diário alimentar para identificar os alimentos aos quais estava intolerante, pois acabamos por conseguir criar um padrão entre a ingestão do alimento e as crises de diarreias... Depois disso, eliminar esses alimentos foi parte do tratamento, que incluiu obviamente, controlar o stress e ansiedade, fazer exercicio fisico e alimentar-me bem, e no meu caso a suplementação também fez parte... Agora, se em 2012 eu soubesse o que sei hoje, certamente as minhas melhorias tinham sido bem mais rápidas, isso é certinho. É por isso que resolvi ressuscitar o blogue e conversar um pouco sobre o assunto, para que outras pessoas que eventualmente estejam a passar pelo mesmo possam recuperar com muito mais rapidez.... Ponto n.º1) A maioria dos médicos não está preparado para tratar d...

A alimentação e a síndrome do intestino irritável

Muitos me perguntam se isto faz mal, se aquilo pode, se podem comer assim ou assado... Ora bem, esclarecendo novamente: ● A síndrome  é uma patologia que não se conhece a causa nem a cura; ●Só  se podem tratar os sintomas; ●O que o meu intestino aceita o seu pode não aceitar; porquê? -----Simples, porque os organismos são todos diferentes as intolerâncias alimentares são diferentes e possuem graus de tolerância /intolerância diferentes; ●Eu consegui equilibrar o meu organismo, mas o processo é muito lento, tal como tudo que vale a pena na vida, não existe nenhuma pilula mágica para tratar os problemas; ●Na fase inicial do meu processo de equilíbrio, só comia cozidos e grelhados, arroz, batatas, nada de verduras, quase nenhuma fruta, não tomava cafés nem chás esquesitos (só camomila e cidreira), não tomava leite nem derivados nem nadica de nada de lácteos; ●Fiquei nesse processo praticamente 1ano e meio, onde registava tudo que comia e verificava ocorrência de ...

O QUE É CHIA?

A chia é uma semente que promete ajudar na eliminação de gorduras, parece que tem efeitos superiores à linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo. Entre os seus principais componentes encontramos o ómega 3, fibras, magnésio, potássio e proteínas. Porque que auxiliam no processo de emagrecimento? · Causa saciedade:  as sementes são ricas em fibras e ao entrarem em contacto com a água formam um gel no estômago, pelo que digestão torna-se mais lenta, fazendo com que as pessoas fiquem satisfeitas mais rapidamente comendo  porções  menores de comida. · Combate inflamação:  "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite". · Desintoxica: ...